FELICIDAD: PROGRESSIONEM integra nova Base de Pesquisa da UFRN


Com uma imagem leve, vibrante, simples e feliz que evoca união, harmonia, sustentabilidade e cidadania, nasce a Base de Pesquisa em Felicidade e Cidadania - FELICIDAD (UFRN/CNPq). Ela é fruto das pesquisas e debates realizados pelo PROGRESSIONEM e representa uma evolução deste; que passa, inclusive, a ter uma vida institucional própria.

Seu caráter é transdisciplinar e voltado a estudar cientificamente a relação da felicidade com a cidadania em suas diversas dimensões: direitos humanos, meio ambiente, economia, espiritualidade, sustentabilidade, desenvolvimento humano e políticas públicas. Seu núcleo inaugural conta com os professores doutores Fabiano Mendonça (coordenação), Marise Duarte, Mariana de Siqueira e Márcio Azevedo (IFRN).


Seu edital de seleção para alunos de iniciação científica já se encontra disponível e com inscrições até o próximo dia 23 de março de 2020 (prorrogação), tendo em vista a necessidade de adequação e divulgação mais ampla diante da suspensão das aulas na UFRN por força do COVID-19. Ele pode ser baixado com um clique neste link.

Em razão de eventuais dúvidas que possam surgir, é importante esclarecer que:

🍃 Todas as orientações serão agora conduzidas preferencialmente e de modo mais eficiente no FELICIDAD com a devida inclusão no Diretório do CNPq.

🍃 O PROGRESSIONEM passa a compor a Linha de Pesquisa em Direito e Desenvolvimento Humano do Grupo de Pesquisa em Felicidade e Cidadania.

🍃 Apenas os mestrandos do PPGD/UFRN ou IFRN e bolsistas da UFRN ou IFRN que sejam orientandos de membro do FELICIDAD terão inclusão automática na nova Base. As demais pesquisas em curso ou a iniciar deverão sofrer adequações ou serem elaboradas de forma a demonstrar sua pertinência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

🍃 Todos os interessados em iniciar ou dar continuidade ao processo de orientação deverão apresentar sua candidatura no processo seletivo acima.

🍃 Aqueles que já apresentaram algum plano de trabalho em curso ou que sejam externos à instituição e que não lograrem ficar entre as vagas poderão, conforme interesse mútuo, permanecer sob orientação pessoal e responsabilidade do professor que acolher, sem ingresso formal na Base, independentemente de o Professor poder adotar o mesmo processo de orientação.

Oportunamente, será informado o Curso de Formação em Felicidade e Cidadania e o Edital de participação de pesquisadores docentes.

Paz a todos.

Comentários