50º Dia da Terra

imagem adaptada de https://twitter.com/earthdaynetwork/status/1245413617480105989

Por
Marise Costa

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra, comemorado em 22 de abril em todo o mundo, foi criado há exatos 50 anos, a partir da inciativa do Senador e ativista ambiental americano, Gaylord Nelson. 

Durante todos esses anos este dia vem sendo um momento de reflexão sobre como nós, seres humanos, estamos tratando o Planeta e como podemos transformar uma realidade de degradação crescente em todo o mundo.

Porém, neste ano de 2020, quando nos encontramos no meio de uma pandemia global, essa reflexão se coloca de uma forma muito mais intensa porque fica cada vez mais claro que O PLANETA NÃO PRECISA DE NÓS PARA CONTINUAR A EXISTIR. Ao contrário, ele FICA MUITO MELHOR QUANDO ESTAMOS DENTRO DE NOSSOS LARES.

Basta um rápido acesso aos meios de comunicação para encontrarmos notícias de que, em muitos locais, o ar está muito mais puro, os rios mais limpos, os animais voltando a ocupar os espaços que eram seus e foram tomados pela expansão das nossas cidades, dentre outras coisas que mostram o quanto o nosso modo de vida é nocivo para o Planeta.

Mas nesse mesmo momento estamos nos perguntando incessantemente: quando a nossa vida vai voltar ao normal? E daí vem a MAIS IMPORTANTE REFLEXÃO NESTE DIA DA TERRA DO ANO DE 2020: o que queremos que volte ao normal? O nosso mesmo modo de vida? O nosso mesmo modo (inconsequente) de consumir? A mesma forma de produção (em nível global), que agora “escancara” a sua insustentabilidade? A mesma forma (superficial) de lidarmos conosco mesmo, com os outros e com o ambiente que nos cerca? A correria do dia a dia que nos afasta do que é essencial? E nos impede de ver o quanto dependemos dos outros e da Natureza, que nos fornece absolutamente tudo o que precisamos?

Não! Nesse Dia Mundial do Planeta Terra o que salta aos nossos olhos é a necessidade de enxergar a conexão entre todos nós e com o ambiente em que vivemos. A urgência de enxergar a verdade (incontestável) de que somos todos UM SÓ POVO ocupando UMA MESMA CASA que precisa do CUIDADO DE TODOS NÓS. Com a atual crise sanitária, o uso irresponsável que, como Humanidade, fazemos da biodiversidade se revelou mortal. Esse mesmo descaso humano também já nos trouxe uma crise climática com seus efeitos devastadores (muitas vezes ignorados) que igualmente ameaça a nossa vida na Terra. 

Assim, hoje, Dia Mundial da Terra, nunca foi mais urgente e necessário perceber INTEGRIDADE, CONEXÃO, SIMPLICIDADE, SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE como setas a guiar o nosso caminho.

A ESPERANÇA que temos hoje de sairmos desse momento (tão impactante para a Humanidade) a curtíssimo prazo pode até depender do avanço da ciência ou de ações dos governos. Mas não podemos esperar um futuro melhor se – no PRESENTE - não mudarmos nossos valores, nossas escolhas e nossas ações. E isso não depende de mais ninguém a não ser de cada um de nós, que, juntos, fazemos nossas cidades, nossos países e nosso Planeta. Nossa resistência à urgente transformação que se exige em caráter global poderá nos levar a um caminho sem volta; o que é tudo que não queremos. 

Que este Dia Mundial da Terra em 2020 seja um momento de REFLEXÃO e AÇÃO para cada um de nós!!


Comentários